terça-feira, 12 de junho de 2007

feliz dia dos namorados

hoje estive no palácio do planalto e assisti a uma reunião de estudos sobre mudança climática. como o assunto está em todas as pautas de jornais por aí, deixo os comentários sobre ele de lado, não sem antes encorajar a todos que busquem se conscientizar. dêem uma olhada em www.mundosustentavel.com.br ou simplesmente busquem no google palavras-chave como "mudança climática" "climate change" "IPCC"...

ao final da última palestra, ocorreu o que eu estava esperando desde o início: discutiu-se o consumo. é um assunto um tanto bicudo, a maioria dos jornalistas evitam ou eufemizam. andré trigueiro, o palestrante em questão, foi deveras desviante ao dar sua opinião, que está alinhada à minha.

faz muito tempo que preciso sair do armário quanto a isso. mas sair de verdade. quem me conhece, sabe que tenho minhas restrições quanto a publicidade, mundo da moda, etc. mas o cenário é mais tétrico do que parece. de fato, nausicamente* abomino os padrões de consumo atuais. me sinto mal, me tira o sono, me deixa de mau humor saber que a grande maioria da população mundial tem sonhos um tanto quanto materialistas.

sinto cansaço até de elaborar o assunto, já apaguei umas 5 linhas escritas. enfim, acredito que o dia dos namorados, entre outras datas oportunamente criadas para o consumo, seja um bom ensejo para refletirmos melhor sobre nossos costumes. num país com consumo igualado ao modo de vida, tal como os eua, a emissão de gases de efeito estufa é absurda. os valores da população são absurdos. assistam ao canal e! da tv a cabo por alguns minutos e vejam do que estou falando. acho tristíssima essa perspectiva para o brasil, que, sim, caminha para ela.

decidi não comprar mais roupas de marca, a não ser que seja algo como casaco de muito frio, sei lá. agora vou comprar roupas e sapatos, na medida do possível, em feiras ou lojas que são microempresas, que quem faz a roupa é uma equipe de costureiras que vivem daquilo. e assim espero fazer, no futuro, com outras coisas também, como móveis, roupa de cama, enfim, quaisquer objetos que não envolvam alta tecnologia. quanto aos últimos: tentar usar ao máximo um computador antes de trocá-lo, o mesmo vale para aparelho celular e outros eletro-eletrônicos. não deixar aparelhos ligados já é uma medida. comprar alimentos orgânicos também. quem sabe coleta seletiva e compostagem estejam num futuro próximo. carro? nem pensar. não compro. exageros de vaidade como pintar cabelo, comprar mil maquiagens e fazer plásticas? não, não gosto mesmo. prefiro investir em cuidar dos dentes, da pele, da saúde e ficar bonita assim.

honestamente, acho que isso me dará um pouco mais de vontade de enfrentar os dias de sempre. ainda que em todos eles precise testemunhar o quanto a maioria das pessoas é alheia a tudo isso.

do que eu preciso pra ser feliz, se quero começar a consumir menos?
consumir menos é uma das coisas. as outras que preciso são: sair do armário e ser ativa sobre tais posicionamentos. ter amigos. não ter medo de ser ecochata, entre outras pechas. ouvir e fazer música. ter bons relacionamentos (de todo tipo, frise-se). ter saúde. ter contato com o meio ambiente natural. usar minhas faculdades para fins edificantes, ainda que não tão diretamente aplicáveis quanto consumo consciente.


* nausicamente = de forma nauseabunda e também um pouco ingênua (referência a nausícaa, personagem da odisséia)

4 comentários:

Anônimo disse...

Confesso, apenas com o orgulho da sinceridade pura, que sou muito escrota nesse sentido (consumo).

Anônimo disse...

consumo sustentável é o novo feminismo.

isso quer dizer q eu me amarro.

Nitram disse...

Fiquei feliz em constatar que algumas das tuas resoluções refletem minha postura convicta em relação a essas coisas já faz uns 9 ou 10 anos... :)
Não que eu comprasse roupas de marca ou bens de consumo em geral antes disso... comprava muitos CDs, hehehe. Mas acho que é mais ou menos quando eu comecei a desenvolver uma autoconsciência de ser no mundo, or something.
Aparelhos eletrônicos, esses de fato precisam ser gastos até o último capacitor!
Beijos :***

Anônimo disse...

bruninha, não é tarde para mudar!
heheh.
a nova maíra vai fazer campanha, viu.
mas com amor.
=*