terça-feira, 17 de abril de 2007

coisas que impedem a postagem

questões que sempre me acometeram concernentes ao escrevimento de blog.


aí:

• como criticar sem parecer recalque?

• como manifestar uma insatisfação geral e não parecer específica?

• como alimentar um blog que é pessoal e não quer ser superexposto?

interessante como nossa vida individualista (segundo já discuti um pouco em outros posts) também tende a direcionar reclamações a especificidades, e a condenar críticas diretas. elaboro: se posto um poema da adélia como o do post abaixo, pode parecer que de fato estou chorando ou esperando um 'ele' específico. nenhuma das duas afirmações é verdadeira. ambas são específicas. o efeito mais geral do poema, no entanto, é bem mais rico do que isso e responde melhor ao que eu gostaria de expressar. outra: se tenho uma crítica a fazer sobre o comportamento de um grupo de pessoas (seja lá o tamanho, pode ser uma dupla de amigos ou a sociedade ocidental... ou os representantes de um gênero), o fato de ser uma crítica por si só muitas vezes qualifica o proponente de recalcado. claro, às vezes existem outras razões para que seja rotulado dessa forma. mas sim, nossos indivíduos não estão abertos a críticas, seja a eles mesmos seja àqueles que lhe são semelhantes.

está aberta a discussão.

3 comentários:

Nostromo disse...

Esse não é o dilema de toda arte|crítica? Como fazer arte e crítica sem expôr o que você é? Afinal, toda arte|crítica é baseada em sua visão de mundo. E sua visão de mundo não é (ao menos parte)do que você é?
Daí a atração do anonimato.
Enfim, fico feliz que essas questões não tenham bloqueado sua escrita:)

Anônimo disse...

é, acho que a razão pela qual ainda escrevo é que não considero meu blog portador nem de arte e nem de uma crítica verdadeira.
aqui a coisa é meio escusa.
=)

Nostromo disse...

I beg to disagree:)