quinta-feira, 28 de junho de 2007

acho engraçado a relação do público com membros mulheres de banda na música pop. já ouvi muita gente elogiar cantoras não muito boas musicalmente falando, dizer que tal banda vale para ouvi-la cantar e etc.
tem umas duas bandas de metal (?!) – aquelas das cantoras de cabelos longos e pretos – que, soube, levam fama de ter uma super voz feminina. me lembro de uma delas, e a voz era péssima. mocinha com aparência dark falseteando longos "ohs" e "ahs".
existe, é claro, a possibilidade sydbarrettiana de uma mulher, assim como um homem, ter uma voz não muito boa, porém ser criativa e ter muito estilo.
mas acho que já vi essa supervalorização de que falava acontecer mais com bandas locais do que superfamosas. eu gosto da voz da camila do nancy, mas, fora ela, não me lembro de mais ninguém que tenha chamado minha atenção.
inclusive, outro dia fui fazer uma 'audição' (he he he) para cantar em uma banda da cidade, e quase congelei na hora por morrer de arrependimento e não querer admitir. eu mesma, que torço nariz para pessoas visivelmente despreparadas serem escaladas pra cantar em banda que já está encaminhada! ainda bem que não deu certo e eu mal conhecia as pessoas.
enfim, existe um hype sobre mulheres vocalistas. isobel campbell? musicalmente inexpressiva. nina persson, idem. essas cantorazinhas francesas que sussurram? ai, que saco. me dê algo com mais força musical, por favor. e força não quer dizer voz mais grave e agressiva (pj harvey, etc) ou com mais atitude (coco rosie). falo de música que transparece amor pela música em si, por fazê-la como música e não outra coisa. me dê mais cat power, por favor.

– pra não parecer que rejeito a presença feminina na música, aí vai uma listinha das que admiro:

nina simone, badi assad, virgínia rodrigues, gal costa, joan baez, dorris henderson, dinah washington, ella, billie, sarah vaughan (cantando beatles? quitute), chan marshall, bethânia (em certas circunstâncias), carole king. mas a minha preferida não canta, a falecida alice coltrane.

4 comentários:

Nostromo disse...

Concordo. Por isso Hope Sandoval faz taaanta falta. E antes Hope que Chan. Hope tem mais...hum...esperança na voz:)

Anônimo disse...

Ah, preciso de mais esperança feminina nos ouvidos. Preciso conhecer a Hope.
=)

Anônimo disse...

digamos que tem mais do que oitavas separando cristina aguilera de billie holiday.

;)

mulheres que cantam bonito:

ARETHA FRANKLIN, billie holiday, bessie smith, ella, julie london, dolly parton, carole king, chan marshal, mary j. blige, astrud gilberto, elis, gal costa, maria bethania, tammy wynette, rita lee, gwen stephanie, nara leão.

mulheres que cantam feio ou chato, ou os dois:

isobel, nina persson (concordo Maíra!), a mina gótica do evanescence, mariah carey, aguilera, zelia duncan, marisa monte, a kid abelha, SANDY, shania twain, ana carolina, pitty, tete spindola.

Juliana disse...

ah eu adoro a pj...

enfim, mas a bethânia tem mesmo seus momentos, eu acho que ela hoje é mil vezes melhor que antigamente. nossa ouvindo uns cds dos nos 70 dela eu me revirava de agonia com o R dela exagerado, terrível.