domingo, 27 de março de 2005

Uma receita no blog

Cheesecake da Maíra

Quem já comeu, sabe. Quem não comeu, perde. Quem não gosta de cheese cake, gosta.

Ingredientes:

• creme:
400g de cream cheese
100ml de creme de leite fresco
2 ovos
3 gemas
3/4 xícara de açúcar cristal
1 colher de chá de essência de baunilha
2 colheres de sopa (bem cheias) de maizena
suco de meio limão pequeno

• crosta:
2 pacotes de biscoito maria
manteiga

• cobertura:
goiabada cascão OU doce de cupuaçu OU geléia do que quiser
uma colher de chá de rum ou outra bebida que combine com a cobertura escolhida


Preparo:

• comece pela crosta: bata no liquidificador (ou no pilão, demora mas é divertido) o biscoito maria. para não sobrecarregar, bata um punhado de cada vez e, antes de colocar os biscoitos no copo, quebre-os com as mãos. depois, junte aos poucos a manteiga ao farelo do biscoito, misturando bem até que vire uma massa. forre uma fôrma de fundo removível – deixe bordas se quiser.

• creme: junte todos os ingredientes e, com uma batedeira em velocidade máxima, bata-os muito bem. despeje a mistura na fôrma, em cima da crosta.

coloque no forno pré-aquecido e médio-baixo. o tempo varia de forno para forno, por isso depois de 30 ou 40 minutos comece a verificar com um garfo o creme. estará pronto quando o garfo sair limpo e o creme estiver com a superfície dourada.

cobertura: pode ser feita durante a espera do tempo de forno. corte a goiabada em pedaços e derreta numa panela com meio copo de água. quando estiver lisa e homogênea, apague o fogo e coloque o rum, sem deixar de misturar. se quiser usar cupuaçu, pegue o doce e aqueça com um pouco de água apenas para que fique fluido. se quiser usar geléia, proceda da mesma forma. não ponha gelatina, é uma porcaria só.

quando tirar do forno o bolo, deixe-o descansar até que fique em temperatura ambiente e, então, ponha a cobertura com uma colher, aos poucos, para que fique bem distribuída. leve à geladeira.

o tempo de forno e preparo é curto se comparado ao tempo necessário para que fique gelado. por isso, recomendo que seja feito com antecedência. quente fica ruim, bem gelado é muito melhor.
estou querendo descobrir um tipo de cobertura diferente, quem sabe um suspiro de chocolate com vinho ou algo assim mais esquisito e chic. Como se fosse um cheesecake-pavlova.
e por falar em vinho, com o cheesecake recomenda-se espumante ou sauvignon blanc, ou um muscat branco. Se seu cheesecake não é muito doce, por causa da cobertura escolhida, vale a pena tentar um madeira demi-sec.

Um comentário:

Anônimo disse...

Aprendi muito